236651008

24

Nov, 2010

Projecto – Lar Residencial (24 utentes) e Centro Apoio Ocupacional (CAO) (30 utentes)

Por: | Tags: | Comentários: 0

A Acção Social consiste numa forma de protecção Social, tendo como objectivo a prevenção de determinadas situações de carência económica ou social, bem como assegurar especial protecção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, jovens, deficientes e idosos, podendo ser desenvolvida através de serviços e equipamentos.

Neste sentido, analisando o Pré-Diagnóstico Social do Concelho de Alvaiázere, podemos verificar que um dos maiores problemas do Concelho de Alvaiázere se prende com a existência de um elevado numero de pessoas com deficiência para cujos problemas e dificuldades não existe  até a data qualquer tipo de resposta.

Tipo de Deficiência Nº. Pessoas
Auditiva 84
Visual 146
Motora 339
Mental 74
Paralisia Cerebral 16
Outra Deficiência 234
Total 893

Fonte: Pré Diagnóstico Social do Concelho de Alvaiázere

Assim, como forma de dar resposta às enormes carências em matéria de apoio à deficiência a Associação Casa do Povo de Alvaiázere pretende avançar com uma candidatura ao Programa Operacional Factores de Competitividade, Tipologia 6.12 – Apoio ao Investimento em Respostas Integradas de Apoio Social, nas valências de Lar residencial e CAO – Centro de Actividades Ocupacionais.

População Alvo

 

Jovens e adultos portadores de deficiência mental grave e profunda, com idade superior a 16 anos, que não reúnam condições de empregabilidade.

Lar residencial

Pretende-se criar um lar residencial com capacidade para um total de 24 utentes. Trata-se de uma valência da Instituição de apoio terapêutico, pedagógico e assistencial  a jovens/adultos portadores de deficiência mental em regime de internamento. Na sua maioria, os utentes frequentarão um centro de actividades ocupacionais, estabelecimentos de ensino ou estabelecimentos de formação profissional.

Objectivos:

– Disponibilizar alojamento e apoio residencial permanente ou temporário;

– Promover condições de vida e de ocupação que contribuam para o bem estar e qualidade de vida adequadas às necessidades específicas dos seus destinatários;

– Promover estratégias de reforço da auto-estima e da valorização e de autonomia pessoal e social. Assegurar condições de estabilidade aos destinatários, reforçando a sua capacidade autónoma para a organização das actividades de vida diária;

– Prestar apoio na integração escolar, em centros de actividades ocupacionais, na formação profissional, no emprego protegido ou num acesso ao mercado normal de trabalho;

– Privilegiar a interacção com a família e a comunidade, no sentido da respectiva integração social.

 

CAO – Centro Apoio Ocupacional

Esta Valência pretende ter como utilizadores as pessoas com deficiência que não possuam capacidade de execução de um trabalho com carácter produtivo.

A eles é-lhes  proporcionada a integração num conjunto de actividades  de natureza útil  e lúdico – recreativas, de modo a mantê-los  activos e motivados.

Nesta Valência é proposto apoiar um total de 30 utilizadores.

Algumas fotos do projecto:


Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.