236651008

História

A associação foi constituída em 17 de Maio de 1973, tendo como natureza jurídica a cooperação social e elemento primário da organização cooperativa do trabalho rural.

Em 02 de Março de 1999, foram alterados na globalidade os estatutos da casa do Povo de Alvaiázere para estarem de acordo com o decreto-lei 246/90 de 27 de Julho, onde a respectiva denominação passou a ser Associação Casa do Povo de Alvaiázere e o seu objecto foi alterado para contemplar a promoção do desenvolvimento e do bem estar da população das freguesias do concelho de Alvaiázere.

Em 12 de Março de 2009, tendo em conta a necessidade desta associação apresentar uma candidatura ao QREN e sendo requisito obrigatório ter o Estatuto de Utilidade Pública ou a Equiparação a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, verificou-se uma nova alteração dos estatutos. O objecto social da associação passou, então, a ser direccionado para a acção social, nomeadamente: promover por todos os meios lícitos a integração pessoal e profissional dos deficientes; proteger os cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho; apoiar a integração social e comunitária; prestar apoio à família; prestar apoio à infância e promover a protecção na saúde e resolver problemas habitacionais.

Assim, a 15 de Abril de 2009 (inscrição n.º 45/09) foi feito o registo definitivo dos estatutos da instituição particular de solidariedade social da Associação da Casa do Povo de Alvaiázere que foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública.