236651008

25

Out, 2017

Alvaiázere responde ao apelo da Associação Casa do Povo de Alvaiázere

Por: | Tags: | Comentários: 0

A Associação Casa do Povo de Alvaiázere viu aprovada uma candidatura para a construção de um Centro de Atividades Ocupacionais, que acolherá 30 utentes e de um Lar Residencial na área da Deficiência, que albergará 24 utentes. A obra foi adjudicada pelo valor aproximado de 1.300.000,00€, mas conta com um financiamento apenas de 1.000.000,00€. Este financiamento destina-se, exclusivamente, à construção da obra física e a parte do mobiliário. 

Para além da despesa não comparticipada da obra, a Associação tem ainda de garantir os valores subjacentes à elaboração do projecto de arquitectura, à prestação de serviço de fiscalização e à aquisição de bens essenciais para que possa abrir portas e servir os utentes a quem se destina, nomeadamente atoalhados, louças, utensílios de cozinha, entre muitos outros.

Tendo como ponto de partida esta realidade, a Direção da Associação deliberou organizar um jantar solidário que

permitisse dar a conhecer o projecto à comunidade, até porque representa duas valências de grande importância no concelho, que potenciará, crê-se, o seu desenvolvimento. Por esta via reafirmou-se o desejo de que o projecto não seja da associação, mas antes dos Alvaiazerenses; pretende-se que a comunidade o sinta como seu e como importante para o concelho. Por outro lado, visava, naturalmente, a angariação de fundos para as despesas que a entidade terá de suportar por forma a iniciar funções tão brevemente quanto possível.
O apelo foi lançado e os alvaiazerenses responderam prontamente, de forma disponível, desinteressada e empenhada. Há a registar que os bens necessários à confecção e serviço do jantar foram cedidos por várias empresas do concelho, que o espaço foi preparado pelos elementos da associação, CLDS e por voluntários amigos da associação (com a colaboração sempre pronta do Município de Alvaiázere, que cedeu as instalações gratuitamente, garantindo todo o apoio logístico possível, nomeadamente no que se refere à cedência de mesas, algumas toalhas e cadeiras). O jantar foi confeccionado e servido por alunos dos cursos profissionais da área de restauração em funcionamento no polo de Alvaiázere da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, coordenados pelos professores da área técnica e a animação do evento ficou a cargo de duas entidades congéneres que tornaram a noite ainda mais especial: a CerciCaper, de Castanheira de Pêra e a CerciPenela, de Penela.

Tratou-se de uma noite de elevada qualidade, ao nível cultural e gastronómico, sendo que os factores distintivos se prenderam com o ambiente salutar criado pelas cerca de 550 pessoas presentes. Agradece-se, reconhecidamente, a presença da Sra. Diretora do Instituto da Segurança Social de Leiria, Dra. Maria do Céu Mendes. Esta iniciativa prova que a generosidade das gentes alvaiazerenses é inestimável e que, todos juntos, conseguiremos mais facilmente concretizar sonhos e projectos essenciais para o desenvolvimento do concelho.

Empresas/particulares que apoiaram o jantar:
Artesanato 2 Marias 
ACREDEM
André Ramos
Betweien
Bombeiros Voluntários de Alvaiázere
Carla Jerónimo e Rui Índio
Casa Rodrigues – Supermercados, Lda.
CERCICAPER
CERCIPenela
Comércio de Carnes Maçanense
Daniel (PA3)
Daniela Pedro 
Elisa Borgas Peste (Animação Infantil)
Escola Tecnológica e Profissional de Sicó
Fernanda Cassiano
Fernando Pereira & Pires – Construções, Lda.
Florista Espaço Verde
Helena Afonso Unipessoal, Lda.
José da Silva Duarte – Azeite de Alvaiázere
Laurinda Freitas Marques
Lopes Medeiros & Filhos, Lda.
Manuela Joaquim
Mini Mercado do João
Município de Alvaiázere
Nelson Rodrigues
Paula Cassiano
Paulo Sá Oliveira – Panificadora
Rosa do Zêzere – Padaria e Pastelaria
Segurança Social
Serração Henrimadeiras, Lda.
Sicóbom
Simões & Ramos, Lda.
Sorte em Vir Aqui – Pastelaria
Talho Pinto
Talhos Zé Grande, Lda.
Vicente & Filhos, Lda.
Maria de Lurdes Rodrigues

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.